Calor no final de semana mas com chuva no sul da Bahia, prevê meteorologia
Nesse primeiro final de semana de novembro, as condições do tempo na Bahia continuam sendo influenciadas, principalmente, por uma massa de ar quente e seco, informa o Serviço de Meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema). Esse sistema, além de reduzir as chuvas, também mantém as temperaturas elevadas em grande parte do estado, a exemplo das regiões Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste, onde as máximas poderão chegar aos
Outro sistema meteorológico, que também pode influenciar o tempo nesse final de semana, é uma frente fria que avança pelo litoral do Sudeste brasileiro e Sul da Bahia. Com isso, no final da tarde e durante a noite aumentam as chances de ocorrer eventos isolados de chuvas fracas, principalmente, nas regiões Sudoeste, Chapada Diamantina e na faixa centro-sul das regiões Oeste e São Francisco. Já na região Sul do Estado, essas chuvas deverão ser mais intensas e poderão ocorrer na maior parte do período.
Mesmo com um pequeno aumento nos índices de umidade do ar em algumas áreas do estado, o predomínio ainda é de tempo quente e seco, especificamente, nas regiões Oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, Norte e Nordeste. Com isso, recomenda-se cautela quanto ao manuseio com fogo nessas regiões, pois qualquer descuido pode dar origem a uma grande queimada, o que pode trazer enormes prejuízos, tanto sociais quanto econômicos e ambientais para a região.
Para o Recôncavo, que inclui Salvador e região metropolitana, também há previsão de chuvas fracas e isoladas durante o final de semana. No entanto, o predomínio será de tempo quente e abafado, o que aumenta as chances de ocorrência dessas chuvas, principalmente no final da tarde e durante a noite.
Maré – Entre sexta-feira e domingo (1º a 3), a maré deverá atingir sua altura máxima em torno das 2h30 e 14h30, com valores variando de
Índice de Radiação Ultravioleta – Uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV's), como pode ser visto na previsão para o período de sexta-feira e domingo (1º a 3).
Nesse período os IUV's deverão variar de